Sejam muito bem-vindos ao nosso cantinho!

Somos... o Jardim de Infância/Creche/ATL "O Paraíso", um Establecimento Sócio-Educativo da Santa Casa da Misericórdia do Bom Jesus de Matosinhos - Instituição Particular de Solidariedade Social.
Iniciámos a nossa actividade em 1990, com 75 crianças nas valências de Creche e Jardim de Infância.
Hoje, contamos com mais de 220 crianças, distribuídas pelas valências de Creche, Jardim de Infância e ATL.

Estabelecimentos da Sta. Casa da Misericórdia

O Centro Infantil de Matosinhos, é um estabelecimento de ensino que está situado na Rua Dr. José Ventura, nº 104, propriedade da Segurança Social. Funciona de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30 e tem as valências de Creche, Jardim de Infância e ATL.
No ano lectivo de 2007/2008 tem 250 crianças a frequentarem as suas instalações/actividades.
As actividades são pensadas segundo as Orientações Curriculares e para além das actividades desenvolvidas pelas educadoras de infância, as crianças mais velhas frequentam 2 actividades de enriquecimento que fazem parte do currículo – Inglês (a partir dos 4 anos) e Ginástica (5 anos e ATL), dadas por professores habilitados para tal. Além destas actividades, existem também as extra-curriculares, de frequência facultativa, que são:

- Informática
- Dança Jazz
- Cinema de Animação
- Karaté

O Centro Infantil de Matosinhos, tal como «O Paraíso», está inserido no Projecto Eco-Escolas e no Clube da Protecção Civil, e no ano lectivo de 2006/2007 ganhou o galardão relativamente ao Projecto Eco-Escolas, isto é, recebeu como prémio a Bandeira Verde do Projecto.



A Creche e Jardim de Infância da Biquinha, situa-se perto do Bairro da Biquinha e funciona com Gestão da Misericórdia de Matosinhos desde 1987, desde essa altura com a valência de Creche (aliás o seu nome era "Minicreche da Biquinha"). Presentemente este estabelecimento funciona em novas instalações, construídas pela Câmara Municipal de Matosinhos, tendo sido alargada a sua acção também para a valência de Jardim de Infância.
Trata-se de um modelar edificio, equipado com material moderno, que proporcionará um ambiente acolhedor e de bem-estar às cerca de 110 crianças que o frequentam actualmente.

O Centro de Dia, está instalado no rés-do-chão do edifício das antigas Escolas da Confraria. Os melhoramentos efectuados no decorrer de 2005 proporcionaram melhor acolhimento e bem estar aos Utentes desta valência. No entanto, estes melhoramentos não retiram o carácter de precaridade do mesmo que só poderá ser alterado com a construção do complexo Polivalente para a Terceira Idade.
O Centro de dia é frequentado por 22 idosos, e também aqui se desenvolvem actividades, tais como a Ginástica e a Música e o Canto. Fazem ainda passeios e actividades em conjunto com outras instituições.


Unidade de Diálise da Misericórdia - Esta Unidade, que funciona em edifício construído para o efeito, sito na Rua da Misericórdia, constitui actualmente um dos mais importantes estabelecimentos desta Instituição.
Este estabelecimento serve uma população de mais de 162.000 habitantes, em que é muito significativo o número de doentes de foro nefrológico, pelo que põe fim a uma lacuna até aqui existente.
Funciona em parceria com a Uninefro - Sociedade Prestadora de Cuidados Médicos de Diálise, SA, conforme contrato celebrado para o efeito. Nesta Unidade, no ano de 2006, foram efectuadas 19.257 diálises.

Centro de Diagnóstico da Misericórdia - Em Março deste ano iniciou-se a construção do Centro de Diagnóstico - no gaveto formado pela Rua de Alfredo Cunha e a Rua da Misericórdia - um contributo primordial para a melhoria da prestação de cuidados de saúde em Matosinhos.
Para o seu funcionamento, que no próximo ano se iniciará, estabeleceram-se protocolos de intenções com alguns dos mais importantes e especializados laboratórios e gabinetes médicos, como sejam os "Laboratórios Dr. Carlos Torres", "Gabinete de Cardiologia Prof. Ovídio Costa", restando ainda espaço para outras valências, destinadas a diminuir as "listas de espera".

Museu de Arte Sacra - Foi inaugurado em 1994 e, ao longo dos últimos anos, tem sido remodelado e ampliado, assim como muitas das peças expostas têm sido devidamente restauradas por especialistas na matéria.
Constituído por legados e por aquisições próprias, representa um vasto e rico património de grande interessse histórico-cultural.
Efectivamente, extravasando o espaço onde se encontram, temos também de incluir os edifícios e respectivos recheios situados no Adro e Jardins pertencentes à Santa Casa, atendendo à sua antiguidade, valor arquitectónico, cultural e artístico. É o caso da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, reconstruida pela Confraria do mesmo nome, segundo a planta do arquitetcto Nicolau Nasoni, que encerra um precioso recheio, devidamente inventariado e registado no «Livro do Tombo de Bens da Real Confraria do Bom Jesus de Matosinhos», e é também o caso das seis capelas dos Passos da Paixão e das notávies figuras de madeira, policromadas, que nelas se encontram, e que foram esculpidas por Simão José de Brito, escultor Portuense do começo do século XIX, conforme os modelos de barro feitos por João José de Brito, escultor e miniaturista, nascido nos fins do século XVII e falecido em 1883.
Merecem também uma referência especial as importantes alfaias de prata, os paramentos, réplicas de vários navios, colecção de jarras vitrificadas da Vista Alegre, em Arte Nova, e ainda os cristais opalinos, as sanefas de veludo ornadas dos andores, os laços de adorno em seda natural de cor pérola, os retratos a óleo dos diversos beneméritos da Instituição que ao longo dos tempos contribuiram para o engrandecimento do nosso espólio.


Asilo de Nossa Senhora da Conceição - Hoje Internato de Nossa Senhora da Conceição, é um estabelecimento de benemerência da Santa Casa que foi fundado em 1 de Janeiro de 1896, por iniciativa do Dr. Albano Sá Lima que, nessa altura, era Administrador do Concelho de Bouças (mais tarde, por Decreto de 6 de Maio de 1909, Concelho de Matosinhos).
Começou a funcionar num prédio da antiga e desaparecida Alameda Passos Manuel, em Matosinhos e, em 1918, o Asilo de Nossa Senhora da Conceição passou para o Palacete construído na parte sul dos jardins da Confraria pelo marido de D. Ana Costa Braga, entretanto falecido, que a viúva vendeu à nossa Instituição pela simbólica quantia de quatro contos, quando o seu real valor seria de dezenas de contos.
No tempo do Provedor Dr. Miguel Martins de Oliveira que, desde Janeiro de 1975 e durante dezasseis anos, presidiu à Mesa Administrativa da Misericórdia de Matosinhos, fizeram-se obras de adaptação no rés-do-chão do Palacete onde funcionava o Asilo, de modo a servir como cozinha, refeitório, tratamento de roupas, gabinetes técnicos e balneários, e construiram-se mais espaços complementares contíguos, destinados a dormitórios, sala de estar, sala de estudo, etc. Estas instalações foram inauguradas em 1983.
Destina-se a crianças e jovens do sexo feminino, com idades compreendidas entre os seis e os dezoito anos. É um departamento de solidariedade, em contínuo melhoramento, de elevada utilidade, que procura resolver situações de carência de vária ordem, de grande perigosidade e de desequilibrio social, com empenhada acção educativa, pedagógica e de protecção, de modo a permitir às nossas utentes uma perfeita integração na comunidade.

Sem comentários: